Detran abre 2ª Semana da Criança Segura no Trânsito com trajeto cultural

semana-da-crianca-detran-2016

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) abre a “2ª Semana da Criança Segura no Trânsito”, com várias atividades de educação para o trânsito em escolas, comunidades, empresas e para os filhos de servidores públicos. O projeto pretende alcançar mais de 700 crianças. A programação é alusiva ao Dia da Criança e será encerrada na tarde de sexta-feira (14.10), no auditório da sede da autarquia.

A primeira atividade foi desenvolvida na tarde desta segunda-feira (10.10), em uma visita técnica realizada em parceria com a empresa de ônibus coletivo Pantanal Transporte, que desenvolve o projeto “Conhecendo o mundo do Transporte Coletivo”. A iniciativa recebeu 55 crianças, de 10 a 13 anos de idade, com a equipe de professores da Escola Espírita Yvone Pereira, localizada no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

Na visita, as crianças participaram de uma palestra, ministrada pela pedagoga do Detran, Zoraide Urcino, no auditório da empresa, receberam lanche e foram guiadas ao final da ação para um passeio cultural. De acordo com a pedagoga, o trajeto cultural foi realizado no Centro Político Administrativo e os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Detran.

A psicóloga da empresa, Taline Comarella, comentou que o objetivo da visita é apresentar às crianças o funcionamento de uma empresa, para que valorizem com boas atitudes o transporte coletivo como usuários.

“Nosso projeto acredita nas crianças como promotoras de ações mais cidadãs e humanas, uma vez que o trânsito é lugar de convivência social. O projeto é desenvolvido com o objetivo levar a clientela a compreender o funcionamento de uma empresa de transporte coletivo desde o planejamento operacional, passando pela manutenção da frota, pela parte administrativa até chegar às ruas”.

A gerente de Ações Educativas de Trânsito, da Coordenadoria da Escola Publica de Trânsito do Detran, Rosane Gerda, disse que iniciativas como estas devem ser valorizadas. “Por esse motivo somos parceiros, buscando, além de promover a conscientização do uso do transporte coletivo, ressaltar as responsabilidades da empresa, do poder público e também do usuário”, afirmou.

No encerramento das atividades os alunos receberam lembrancinhas referentes ao Dia da Criança e recortes de ônibus simbolizando o meio de transporte coletivo.

Programação da Semana

A programação continua durante toda a semana. De acordo com Rosane Gerda, nesta quarta-feira (12.10), a equipe do Detran participará da ‘Manhã de Recreação e Conhecimento’. A atividade deve atender 400 crianças da Comunidade do bairro Pirineu, em Várzea Grande.

Após o feriado, na tarde de quinta-feira (13.10), as atividades serão desenvolvidas no auditório do Detran para cerca de 200 crianças das Escolas Estaduais Rodolfo Augusto e Gustavo Kulman.

“Estas escolas participam do Projeto ABRACE de educação para o trânsito, desenvolvido pelo Detran. A atividade será a socialização dos trabalhos realizados pelas escolas e reflexões sobre trânsito”, destaca a pedagoga Zoraide, que também coordena este projeto.

Para encerrar a semana, em parceria com a Gerência de Gestão da Qualidade de Vida do Detran, a programação será direcionada aos filhos de servidores do Detran, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da empresa parceira Pantanal Transportes. “Promoveremos uma tarde recheada de informações sobre atitudes corretas no trânsito com muita ludicidade, filmes, vídeos e algumas guloseimas, coisas que toda criança gosta”, informa a gerente.

De acordo com a gerente de Ações Educativas do Detran, as atividades de educação para o trânsito são desenvolvidas em escolas estaduais e municipais durante todo o ano letivo e em datas comemorativas elas são reunidas para socializar o que foi ensinado.

“Apenas nesta semana mais de 700 crianças receberão informações sobre o bom comportamento no trânsito. Com estas ações pretendemos sensibilizar a comunidade estudantil para cooperar com a preservação da vida no trânsito por meio do conhecimento adquirido”, finaliza Rosane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*